Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Atividade de final de curso

Projeto: Primeiros passos primeiras cores
Tema: Cores Primárias
Clientela: Crianças de 1 a 2 anos
Professora: Juliana Bauer
Duração: Uma Semana, e continuação durante o ano letivo
Justificativa: Introduzir as cores pela primeira vez para as crianças
Objetivo: Iniciar o trabalho de identificação das cores com as crianças de 1 a 2 anos, estabelecendo semelhanças entre as cores e a imagem, bem como alimento e objetos que possam estar facilitando o aprendizado,proporcionando um contato mais direto e produtivo para a criança.
Culminância: Atividades de conhecimento das cores primárias.
Conteúdo: Cores Primárias                                
Atividades: Hora do conto, trabalho com tinta, massinha de modelar e trabalho de rasgadura com papel.
Avaliação:Será satisfatório se houver a participação de todos os alunos.
1 Aula- Apresentar para as crianças a primeira cor a ser trabalhada, vermelha. A professora levará para a sala frutas da cor como: morango e maça para que as crianças possam assimilar a cor a fruta. Trabalho do dia: A professora colocará na mesa uma cartolina onde cada criança uma de cada vez ir fazer uma pintura livre com tinta vermelha que ficará exposto na sala.
2 Aula- Apresentar para as crianças a segunda cor a ser trabalhada,amarelo. A professora levará para a sala frutas da cor como: banana e laranja para que as crianças possam assimilar a cor a fruta. Em uma rodinha de conversa, falar que o sol é amarelo, que as fruta fazem bem para a saúde e que são das cores que estão sendo apresentadas. Trabalho do dia: Dar para as crianças folhas de papel amarelo para que elas possam rasgar, com o auxilio da professora colar as rasgaduras e uma cartolina e deixar exposto na sala.
3 Aula- Apresentar para as crianças a terceira cor a ser trabalhada, azul. A professora levará para a sala objetos que tenham a cor azul, assimilar a cor ao céu e o mar. Trabalho do dia: Hora do conto com a história " A Baleia Azul". Após deixar as crianças livres com giz de cera para fazer um desenho livre na cartolina, após deixar exposto na sala.
4 Aula- Voltar a apresentação das cores agora juntas, proporcionando as crianças o manuseio dos objetos com as cores juntas e separadas. Em uma roda de conversa reforçar as cores, ex: a banana é amarela, o morango é vermelho, o céu é azul.
Trabalho do dia: Brincar com massinha de modelar das cores vermelha, amarelo e azul.
5 Aula- Rodinha de conversa com as crianças reforçando as cores e suas semelhanças com objetos e alimentos presentes no nosso dia a dia.Trabalho do dia: Apresentação do dvd Bebê Mais cores, um dvd bem criativo ideal para a faixa etária, onde apresenta as cores que foram trabalhadas com as crianças durante a semana.Assim encerramos o nosso projeto.      
      

Um comentário:

  1. Oi Juliana
    Parabéns pelo projeto e pela coragem de pensar e planejar atividades para os bebês. O tema escolhido "as cores" é de grande relevância tendo em vista que é uma das primeiras classificações que as crianças fazem. Adorei
    Bjs
    Simone

    ResponderExcluir