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terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Atividade final do curso

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - 2010


Josiane Farias dos Santos
Roseliane Trajano de Andrade


Educação Infantil: Tempo de aprender brincando


Arroio do Sal/ RS
2010

Tema:
Educação Infantil: tempo de aprender brincando.

Objetivo Geral deste projeto visa estimular autonomia, favorecendo conquistas, assim como o desenvolvimento físico e cognitivo da criança nas idades da Educação Infantil.

Objetivos Específicos são:
- Desenvolver a identidade, reconhecendo limites e habilidades;
- apresentar prazeres em divertir-se no envolvimento com o grande grupo no decorrer do cotidiano escolar;
- praticar a oralidade, a interação, assim como a socialização;
- reconhecer no ato do brincar o relevante aproveitamento do ensino e  aprendizagem para o desenvolvimento do educando da Educação Infantil;
- praticar o brincar, dando liberdade e interagindo com a criança enquanto educador;

Tempo estimado para aplicação do Projeto: No decorrer do ano letivo.

Materiais a serem utilizados:

  • Livros e outros que tenham por conteúdo – O Lúdico, o brincar.
  • Cordas de diversos comprimentos.
  • Bolas.
  • Motocas.
  • Materiais e brinquedos resgatados do convívio familiar.
  • Materiais de uso comum ( MUC).
  • Jogos de montagem e outros.
  • Minhocão de tecido.
  • Objetos de esponja.
  • Mascaras.
  • Bambolês.
  • Aparelho de som, CDs infantis.
  • Maquina fotográfica.

Idades: aquelas que compreendam o período da Educação Infantil.

Conteúdos:

  • Autonomia
  • Identidade
  • Movimento corporal
  • Cuidados
  • Atenção
  • Sociabilidade
  • Interação
  • Amizade

Desenvolvimento:

1º momento
Oportunizar o reconhecimento dos espaços e materiais oferecidos as crianças, sempre observando suas atitudes para com o ambiente proposto: Quais ou quais brincadeiras, brinquedos ou objetos que preferem?
Fazer uso de registros diários ou semanais das atitudes de cada criança se for o caso, do grande grupo. Sendo necessário ou não usar da intervenção, auxílio, incentivo do educador para com o educando.

2º momento:
Conversar com as crianças sobre o que vai acontecer ou já aconteceu na rotina das brincadeiras, sempre que possível dar prioridade aos questionamentos da criança.
Apresentar regras previamente prontas no caso dos menores, com maiores construí-las junto com eles.
Oferecer aos familiares oportunidades de vivenciar e participar da realidade, didática pedagógica lúdica usando diversas maneiras para isso: questionários, relatos na agenda, fotos, vídeos, trocas de brincadeiras e brinquedos.
Organizar espaços diferenciados, nos quais as crianças desenvolverão as atividades, importante que esses momentos não se tornem cansativos para a criança, aconteça também a participação do educador e que esse momento seja visto como prazeroso.


Avaliação:
Observe os avanços em todas as idades de aplicação desse Projeto na Educação Infantil, quanto aos conteúdos previamente listados como: respeito, autonomia, identidade, habilidades corporais e outras. Observe que as crianças por si só estabelecem entre as brincadeiras já conhecidas e as novas apresentadas. Crie situações, que enquanto educador seja possível observar os relacionamentos individuais para com o grupo, com os espaços, brincadeiras, brinquedos e objetos oferecidos.


Observações:





4 comentários:

  1. Oi Rosi e Josi
    Ou diria Sindi e Cato, todo mundo brinca se você brinca, é isso ai brincar aprendendo ou seria aprender brincando? Parabéns pelo projeto. Bjs
    Simone

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  2. Olá meninas!!! Acredito que a brincadeira na educação infantil favorece o aprendizado. Parabéns pela proposta do projeto.
    bjs
    Paula

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Ai garotas... Simone e Paula, obrigadinha pelo "coments" Acredito sim que o brincar é primordial na vida da criança, se desejarmos que nossas educandos construam seus próprios conhecimentos e ideais,enquanto educadoras temos de ter a consciência, de que toda a práxis pedagógica deve ser inserida no lúdico estimulando e auxiliando a constante busca pelo conhecimento dos nossos pequenos, levando a conquista da sua autonomia a qual se constrói por meio do brincar. Ao brincar se aprende, assim como, se aprende brincando.Bjusss!!

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